segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Pitágoras


Pitágoras foi um importante matemático e filósofo grego, nascido em Samos, uma das ilhas do Dodecaneso, por volta de 570 a.C. Pouco se sabe sobre sua vida, pois não restaram muitos escritos originais da época, mas sabe-se por outros autores que ele era bastante ativo tanto na vida intelectual quanto politica.
O filósofo viajou pelo Egito e Babilônia possivelmente indo até a Índia. Durante suas perigrinações Pitágoras absorveu muitos conhecimentos matemáticos, astronômicos  e religiosos. Ao voltar ao mundo Grego, Pitágoras estabeleceu-se em Crotona na Costa Sudeste, atual Itália, que na época era chamada Magna Grécia. Foi lá que fundou uma sociedade secreta que se assemelhava um pouco a um culto órfico exceto por suas bases matemáticas e filosóficas. A essa entidade deu-se o nome de escola Pitagórica.




Escultura de Pitágoras, importante filósofo e matemático grego


Alguns estudiosos acreditam que Pitágoras tenha sido casado com a física e matemática grega Teano, que foi sua aluna. Supõem que ela e as duas filhas tenham assumido a escola pitagórica após a morte do marido.
Segundo relatos, Pitágoras fugiu para Meta ponto, onde morreu talvez assassinado, com uma idade avançada entre setenta e cinco e oitenta anos de idade. A irmandade embora dispersa continuou a existir por pelo menos mais dois séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário