Esse teorema é motivo de medo ou gozação por partes dos alunos, que brincam com seu nome ou com sua fórmula, e que tem até certo pavor por não entendê-lo.
Esse teorema recebe o nome do matemático Pitágoras, e a ele é atribuída sua descoberta, porém alguns historiadores afirmam que já era conhecido pelos Babilônios dos tempos de Hamurabi, mais de um milênio antes. Sua primeira demonstração geral pode ter sido dada por Pitágoras e seus seguidores. Não se confirma a informação porque nada restou sobre seus escritos, que foram destruídos pela forma que eram guardados e, também pelas constantes guerras que existiam na época, o que se sabe sobre Pitágoras, sua vida e suas descobertas matemáticas foram difundidas pelos pitágoricos e por outros matemáticos (dentre alguns, por exemplo, estão Aristóteles e Filolau). O primeiro trabalho sobre Pitágoras deve-se a Filolau quase 100 anos após a sua morte.
Voltando ao famoso teorema de Pitágoras-“que o quadrado da hipotenusa de um triângulo retângulo é igual à soma dos quadrados dos catetos”- ou –“dado um triangulo retângulo, o valor da medida da (hipotenusa) elevado ao quadrado é igual à soma das medidas dos outros dois lados (catetos), também elevados ao quadrado”. Ou seja:
(hipotenusa)² = (cateto)² + (cateto)²
Para situar o que é um triângulo retângulo:
Todo triângulo que tem um ângulo de 90°(ângulo reto) é denominado triângulo retângulo. Seus catetos são formados pelas semi-retas que formam o ângulo de 90 graus e a semi-retas que as liga a hipotenusa.
Triângulo Retângulo
Sabemos que triângulo que tem um ângulo de 90°(ângulo reto) é denominado triângulo retângulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário